Os benefícios da água alcalina
Água é o principal meio de sobrevivência da humanidade. É a substância química indispensável capaz de nos manter vivos mesmo na falta de alimentos. Contudo é preciso que essa água, da qual consumimos diariamente, seja uma água tratada.
Mesmo tratada, que estamos acostumados a beber, talvez não esteja totalmente pronta para o nosso consumo.
pH, a sigla oficial que significa “pontencial Hidrogêonico” e que tem como principal função medir além de alcalinidade, e neutralidade, mede também a acidez em um determinado tipo de solução.
Como já sabemos a acidez encontrada na água pronta para o nosso consumo, corresponde a um pH 7. Esse é um nível considerado neutro em uma ‘solução’.
Ou seja, a acidez da nossa água é comprovadamente neutra. Mas ainda que a nossa água tenha um pH bom e livre de acidez, o que temos percebido com o passar dos tempos é que o nosso organismo produz alguns tipos de ácidos que precisam ser eliminados.
A nossa água em seu estado natural, ao entrar em contato com alguns ácidos já produzidos pelo nosso próprio organismo e em muitos casos, por alguns alimentos também ácidos, podem produzir uma acidez ainda mais nociva ao nosso organismo, fazendo com que o pH do nosso sangue ultrapasse um nível perigoso à nossa saúde, trazendo um desequilíbrio biológico.
Já sabemos que ácidos em níveis elevados não são bem aproveitados pelo nosso organismo. Muito pelo contrário, todo produto à base de ácidos como por exemplo, o refrigerante são, motivos do aparecimento de inúmeras doenças degenerativas. É bastante alarmante se pensarmos que o principal líquido do qual não sobrevivemos sem, pode contribuir para esse aumento de acidez no nosso organismo.
Na realidade um pH alterado ou considerado maléfico ao nosso organismo, e pouca informação podem fazer com que a ‘água’ seja vista como uma espécie de vilã para o bom funcionamento do nosso organismo.
Para compreender melhor as medidas ideais e os efeitos que esses componentes químicos presentes na água, no nosso sangue e ainda no nosso organismo como um todo, podem convergir e transformar-se em bem, é bom darmos uma conferida no pH máximo que o nosso sangue pode chegar (que não deve ser muito ácido), e assim ser considerado saudável.
Para isso, conceitos básicos sobre o ph da água e do nosso sangue devem ser compreendidos como forma de usarmos corretamente essas fontes naturais e necessárias para nossa sobrevivência.
O valor ideal de um pH, para ser considerado saudável, deve ser superior a 7 e mantido em torno dos 7,35 e 7,45. Esse valor é conhecido por não causar nenhum prejuízo à nossa saúde e nem mesmo ao nosso corpo.
Devido à essa combinação química considerada perfeita para um organismo funcionando de forma equilibrada, muito tem se falado e até ensinado como fazer sua própria água alcalina.
Em primeiro lugar o que vem a ser essa água alcalina? Como um pH ‘alterado’ acima dos níveis de base, podem ter efeitos bastante negativos na nossa saúde e bem-estar? Quais os benefícios reais verificados no nosso organismo quando passamos a consumir água alcalina?
Á água alcalina, nada mais é do que a própria água, essa mesma que consumimos todos os dias, porém, alterada de forma bastante simples e artesanal. Mas é exatamente nesse modo simples e alterado, que estão ‘escondidos’ os reais benefícios produzidos por essa água alcalina.
Com apenas alguns ingredientes, geralmente encontrados na cozinha da nossa casa podemos produzir a nossa própria água alcalina.
São variados os ingredientes naturais que você pode utilizar para produzir a sua água do bem.
A mais conhecida talvez seja a água alcalina a base de limão. Para essa composição você vai precisar:
– 2 litros de água filtrada
– 1 limão
Em uma jarra de 2 litros, despeje toda a água filtrada.
Em seguida você pode cortar o limão em fatias finas e colocá-las dentro da jarra com os dois litros de água e deixar por no mínimo, 8 horas antes de consumir. Esse tempo é ideal para que a água absorva as propriedades do limão.
Você ainda pode fazer a sua água alcalina a base de sal rosa. O sal do Himalaia. Para essa opção de água alcalina você vai precisar:
– 1 Litro de água filtrada
– 1 Colher de chá de Sal rosa do Himalaia
Em uma jarra, coloque 1 litro de água filtrada separada anteriormente. Em seguida dissolva na própria água, a quantidade de sal rosa. Está pronta a sua água alcalina. Antes de consumi-la, deixe-a descansar por pelo menos 30 minutos e beba normalmente durante todo o dia.
A sua água alcalina ainda pode ser feita a base de bicarbonato de sódio. Esse é um ingrediente que se você, não tiver na sua casa, é facilmente encontrado em qualquer farmácia, e tem baixo custo. Um pacotinho costuma custar em média uns 2 reais.
Para essa receita você vai precisar de:
– 1 litro de água filtrada
– 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
Em uma jarra de 1 litro, despeje a água filtrada. Em seguida, misture a quantidade de bicarbonato de sódio que foi separado para essa receita, até que seja dissolvido completamente.
Por fim espere também por algum tempo, 30 minutos aproximadamente antes de consumir.
Alcalina porque são águas preparadas para deixar ‘menos ácida’ a água a qual estamos acostumados a tomar todos os dias. A água pura, mesmo a filtrada, não é suficiente para manter em nosso organismo uma produção de ácidos em níveis adequados e ainda oferecer os benefícios que nós necessitamos diariamente.
A água, e seu pH natural como já comentamos, não é considerada uma fonte adequada capaz de manter o nosso organismo protegido e saudável, e ainda imune a muitas doenças geradas no nosso corpo, sendo a principal consequência dessas doenças, os efeitos de uma má alimentação.
Além disso, se considerarmos que hoje parte da população não consegue, ou mesmo sente dificuldades, em manter uma dieta equilibrada a base de frutas, verduras e legumes, mas ao invés disso alimentam-se cada vez mais de forma errada, é natural que o nosso organismo produza cada vez mais, ácidos ruins.
Se ao contrário de uma vida saudável, continuarmos consumindo produtos industrializados, ricos em sódio e açúcares refinados, todos esses alimentos só irão contribuir para aumentar, e muito, a quantidade de ácidos nocivos ao nosso organismo, criando constantemente um desequilíbrio no pH do nosso sangue.
É bom lembrar que esse estado alterado em nosso organismo, são sim motivos de alerta:
- Organismos ácidos costumam ser locais ‘perfeitos’ para a proliferação de fungos e bactérias. Aftas também são uma constante em organismos nessas condições, seu surgimento é associado a um metabolismo em níveis bastante alterados;
- A alimentação industrializada e artificial é bastante culpada por um organismo com níveis ácidos altíssimos e desregulados;
Os benefícios que a água alcalina oferece:
- O primeiro, e talvez um dos mais importantes benefícios que a água alcalina oferece, é ajudar a diminuir e controlar a acidez no nosso organismo. Ao consumir diariamente a água alcalina, você está ajudando a controlar os ácidos ruins que já estão presentes no nosso organismo;
- A água alcalina ajuda a combater o envelhecimento precoce protegendo importantes partes internas do seu organismo. O que cuidamos e protegemos do lado de dentro, reflete do lado de fora;
- A água alcalina conhecida por alguns, como água ionizada, além de eliminar toxinas acumuladas durante muito tempo no nosso corpo, ainda ajuda a hidratar as nossas células;
- Ajuda no processo de ‘transferência’ das vitaminas presentes em diversos alimentos, fazendo com que essas propriedades cheguem mais depressa ao nosso organismo;
- Por conter um componente bastante importante para a nossa saúde, o magnésio encontrado na água alcalina é um estimulante natural para diminuição do acúmulo de gordura, ajudando na manutenção do peso.
Todos os benefícios da água alcalina que foram listados aqui, são motivos suficientes para uma mudança de comportamento. Os efeitos de um organismo com acidez acima de uma taxa normal, assim como os benefícios contidos no consumo da água alcalina, são razão suficiente para preparar e nunca mais deixar de tomar sua água alcalina.